NOTA! Este site usa cookies e tecnologias semelhantes. Por navegação contínua, você aceita o uso de cookies neste site.

Entendo

Vantagens das Bombas de Velocidade Variável

Bombas de Velocidade Variável: Inovações que mudam o mercado.

O mercado das piscinas em Portugal encontra-se em crescimento, a par da economia do país, superada que está a crise de 2013. Se, anteriormente, não existia uma forte aposta na qualidade dos produtos, principalmente devido à escassez de investimento por parte de clientes comerciais e privados, agora os olhos estão voltados para soluções automatizadas, precisas e de alta performance. As bombas de velocidade variável são um exemplo desta busca por qualidade e eficácia. 

A era digital veio, não só desenvolver empresas e produtos de eletrónica, mas também produtos mecânicos que, hoje em dia, interagem de forma simples e intuitiva, reforçando a confiança e preferência de instaladores e utilizadores finais. No mercado das piscinas, temos vindo a assistir a uma forte aposta em produtos autónomos, passíveis de serem controlados facilmente.
As bombas de velocidade variável são um exemplo desta busca por qualidade e eficácia que é uma realidade no mercado atual e que, por isso, determina que a oferta esteja a crescer proporcionalmente à procura. A tecnologia de velocidade variável representa um avanço formidável em termos de rendimento energético, características técnicas e funcionamento silencioso. Estas características marcam uma séria oposição às bombas de piscina tradicionais, as quais implicam consumos de energia consideráveis.
De facto, mesmo não sendo estranho que uma bomba de piscina consuma tanta energia como todos os restantes aparelhos domésticos em conjunto, tal não significa que o mercado se resigne ou fique parado perante tal fatalidade. Felizmente, com o surgimento das bombas de velocidade variável, esta situação, não só veio mudar, como também abriu horizontes para novas possibilidades de aumentar a eficiência de equipamentos e instalações, garantindo a compatibilidade com as novas tecnologias, para reduzir drasticamente os custos energéticos e proporcionar muitos outros benefícios.


Inovações que mudam o mercado

Duas inovações tecnológicas chave conduzem a significativas poupanças de energia. Falamos, em primeiro lugar, da utilização de motores magnéticos permanentes (como os que são atualmente utilizados nos automóveis híbridos), que oferecem um elevado rendimento energético e possibilitam uma economia de energia acima dos 30%. Em segundo lugar, temos ainda bombas de velocidade variável dotadas de quatro velocidades pré selecionáveis no painel de controlo. Estes equipamentos permitem uma personalização de programas para otimizar as velocidades da bomba no desempenho de tarefas específicas, de que são exemplo a filtração, o aquecimento, a aspiração, a propulsão dos jatos de spas, ou as cascatas, por exemplo.
Utilizando baixas velocidades de operação, tira-se partido de um princípio fundamental: ao menor ritmo de operação  corresponde menor potência necessária, pelo que a energia consumida será menor. O resultado são poupanças adicionais, potencialmente de 90%, quando comparadas com bombas de velocidade única ou duas velocidades de alta eficiência.

Outras características que acrescentam valor

Antes do mais, são bombas mais silenciosas. Graças aos seus motores e ao facto de possuírem um ventilador de arrefecimento do motor totalmente hermético (TEFC), quando operam a velocidades “típicas” quase não nos apercebemos do seu funcionamento.
Por outro lado, têm uma vida mais longa, aumentando assim o retorno e benefícios relacionados com o investimento.
Os motores das bombas de velocidade variável produzem muito menos calor e vibração do que os tradicionais motores de indução.
Isto não só resulta em menos stress e desgaste nos componentes da bomba, como multiplica esse efeito pelos restantes equipamentos associados. As suas funções de diagnóstico interno protegem-nas das causas mais habituais das avarias de motores: sobreaquecimento, congelação ou anomalias da corrente elétrica.
Finalmente, com estas bombas podem ser adicionados equipamentos acessórios sem necessidade de substituir a própria bomba, seja um sistema solar ou uma cascata.
A simples operação de substituição de um filtro deixa de causar constrangimentos, uma vez que com o pressionar de um botão será estabelecida a nova velocidade ótima, ao nível mais baixo.

 

Contacto