Um momento com Sylvia Monfort, Diretora Geral SCP Europe

Entrevista com a Responsável Europeia da empresa especialista na venda, a profissionais, de equipamentos para a piscina e spa.

Adaptação do artigo original por Eurospapoolnews

Força e determinação com uma luva de veludo. Esta é a impressão que tivemos desta calorosa e empenhada líder. Com uma determinação inabalável, ela tem estado ao comando da SCP Europe há quase 20 anos. Dotada com ética e um lema: "Um comportamento exemplar compensa sempre;" eis uma entrevista com Sylvia Monfort no Mónaco, durante a 5ª edição da International Sales Conferences & Vendor Showcase. 

Uma grande história para este "distribuidor B2B puro" de equipamento de piscina e spa! 

Porquê? Porque é uma história de valores e lealdade. "Quando alguém entra na SCP, quer ficar. Com esta mentalidade empresarial e um espírito de equipa fortemente enraizado, a prova está lá: das 7 pessoas que começaram numa agência adquirida há 20 anos, em Rodez, 5 ainda lá estão. Quanto à Sylvia Monfort, há 19 anos que se mantém fiel à sua posição na SCP Europe. Lá, trabalha com os muitos colegas que se juntaram a ela à medida que a empresa foi crescendo. O seu orgulho: "a baixa rotatividade das equipas!" Isto graças também à Academia SCP, criada pela empresa-mãe POOLCORP. É uma estrutura concebida para educar, formar e oferecer continuamente soluções para o desenvolvimento interno...ou externo! Um verdadeiro trampolim que traz grande satisfação aos membros da equipa e lhes permite uma verdadeira evolução dentro da empresa.

Sylvia Monfort explica: 

"Conseguimos manter os valores humanos e de serviço, específicos para o negócio do distribuidor, cumprindo com os resultados pretendidos e com os processos de eficiência e boas práticas que são a marca da POOLCORP. Temos a sorte de usufruir de uma grande independência na gestão do nosso negócio europeu. Isto permite-nos enfrentar serenamente os novos players e regras que surgem nos nossos mercados, obrigando-nos a sair da nossa zona de conforto e a reinventarmo-nos para merecer e manter a nossa posição de liderança". 

Objetivos: Mais agências locais e mais serviços aos profissionais 

Um dos objetivos principais da SCP Europe é conseguir, dentro de 3 a 5 anos, cobrir o nosso território, oferecendo um melhor serviço local a todos os seus clientes profissionais. Cada nova agência que abre permite, com sucesso, a execução desta política, que é acompanhada por uma presença sustentada entre os profissionais. Este apoio ganha forma com equipas técnicas especializadas no desenvolvimento de novas tecnologias, ligadas à chegada de novas gerações de equipamentos, automação e proteção ambiental.

Mas isso não é tudo. A ambição da SCP Europe é também a de prosseguir os seus projetos de aquisição, para uma presença reforçada nos principais mercados europeus, ao mesmo tempo que desenvolve novas parcerias com as marcas  mais importantes. 

Digitalização particularmente bem-sucedida 

Dada a importância do digital (87% dos compradores iniciam o seu processo de compra através da pesquisa na Internet - Fonte Cisco 2019), o SCP criou 3 sites em 7 línguas.

Swimmingpool.eu é o novo site (ou quase) que se destina tanto a profissionais como a particulares, congregando os sites dos diferentes países europeus. Este site é um ponto de referência para piscinas e wellness, permitindo aos utilizadores consultar e comparar produtos, encontrar um revendedor perto deles e ainda contactar especialistas para esclarecimento de dúvidas.

A sua secção "Dicas" fornece dicas de manutenção sazonais e informações úteis para os proprietários de piscinas, saunas e jacuzzis.

Por exemplo:

Uma galeria com fotos de piscinas e spas serve, também, de montra para os profissionais para que eles possam apresentar, aos seus próprios clientes, diferentes projetos de construção ou renovação.

No site Acti-Chemical.com, os utilizadores podem descarregar o software Actisoft para realizar uma análise completa da água. O site também oferece todos os produtos da gama Acti, bem como conselhos sobre como preservar a água da sua piscina ou spa.

O site Pool360, reservado aos profissionais da piscina, permite-lhe consultar o stock em tempo real, procurar artigos e peças sobressalentes e efetuar encomendas (com um histórico preservado).

Esta ferramenta permite também elaborar orçamentos e fazer o download de milhares de documentos. A base de dados é constantemente enriquecida pelo serviço de dados SCP France em parceria com os fornecedores SCP e o DAM (Digital Asset Management) europeu.

Para além destes 3 sites, a SCP também oferece: 7 páginas no Facebook, 6 canais no YouTube, 2 páginas no LinkedIn e aplicações web, como o Simulador Garden PAC, que permite aos utilizadores determinar qual a bomba de calor mais adequada para a sua piscina.

Finalmente, a mais recente adição: www.mypoolandspa-contest.com apresenta um concurso de fotografia para toda a Europa. O seu objetivo: recolher os mais belos projetos e incentivar os utilizadores a votar.

Alexandra Chappell - Coordenadora Europeia de Conteúdos Web e SEO - é responsável pela ativação de toda a política de digitalização. Resultados: um aumento do tráfego para os websites, mas também e sobretudo uma comunicação otimizada (especialmente entre agências) e ainda uma drástica redução na utilização de papel! 

Setores em Ascensão: Wellness e Piscinas Comerciais 

Face à ascensão do Wellness (alguns clientes SCP tiveram mesmo de recorrer a pessoal dedicado exclusivamente a esta atividade!), a SCP conseguiu oferecer uma gama completa de serviços, formação adaptada e um serviço pós-venda que faz toda a diferença no mercado.

Com 5 marcas de spas (BeachComber, Wellis, Week-end, Cove e Garden Leisure) e Sentiotec para a sauna, a oferta é particularmente ampla e atrativa, com preços públicos que variam entre os 4.000 e os 20.000 euros, incluindo spas de natação e spas em aço inoxidável. No entanto, o objetivo continua a ser aumentar o número de parceiros de bem-estar, especialmente para a sauna, cabines de infravermelhos, banho turco e equipamento de fitness.

Dano que diz respeito à Piscina Comercial, as atividades estão a ser reforçadas para acompanhar este mercado particularmente ativo e reativo. Um Departamento especializado apoia e gere projetos com estudos personalizados, em França e na Europa, permitindo aos profissionais, que ainda não tem conhecimento neste mercado específico, consigam responder de maneira eficaz e inovadora. Estão disponíveis documentos auxiliares e um catálogo específico.  

Novos parceiros fornecedores também vieram enriquecer a oferta neste sector. 

Muitas instalações já beneficiaram da experiência da SCP, desde piscinas hoteleiras a parques aquáticos e centros de balneoterapia... Já fortemente envolvida no sector das piscinas comerciais, Sylvia Monfort pretende ir ainda mais longe, com gamas cada vez mais completas e uma maior especialização das novas equipas. 

O centro logístico PSL: Um serviço ultra eficiente para os profissionais 

Aberto em 2019, este armazém logístico de 800 m² tem mais de 2.500 referências de peças sobressalentes para o mercado de piscinas e spa. A sua principal vocação é garantir um stock central para novos produtos ou peças pouco usuais e/ou de baixa rotação dos principais fabricantes mundiais, de modo a garantir que as agências SCP sejam reabastecidas o mais rapidamente possível. O objetivo é organizar um serviço de envio rápido pela TNT Express para todas as agências europeias. As peças sobressalentes de alta rotação permanecem nas agências locais para fornecer diariamente as referências mais solicitadas pelos clientes.

Sabendo que 70% do volume de negócios é gerado pelas piscinas existentes (montagem de piscinas ou substituição de equipamentos), é fácil compreender o interesse de oferecer peças sobressalentes a clientes profissionais com um serviço ultra eficiente como este. Em breve será mesmo possível consultar os stocks da PSL e encomendar 24 horas por dia, 7 dias por semana, entrando na sua conta Pool360.

A POOLCORP, empresa pública cotada na NASDAQ, é líder mundial na distribuição de piscinas e equipamento de exterior para profissionais, com mais de 380 sucursais em todo o mundo e um volume de negócios de 3,2 mil milhões de dólares.

SCP Europe tem 18 agências de distribuição em 8 países da Europa e faturou mais de 150 milhões de euros em vendas a profissionais em 2019. 

Contacto