Nova piscina infantil no Alambique de Ouro

Equipado com diversos espelhos de água, Spa & Health Club, o hotel O Alambique de Ouro é uma conceituada unidade hoteleira localizada na beira interior
de Portugal.

Com o objetivo de alargar a sua oferta, nomeadamente para o cliente “família”, o complexo hoteleiro inaugurou este ano uma nova piscina infantil com um plano de água de 640m² e diversos jogos de água. O projeto foi desenvolvido com a colaboração da SCP/Wellness Expert e tem capacidade para 100 crianças em simultâneo, pontuando pela sua atratividade visual, dinamismo no movimento de água e segurança para os utilizadores.

O Hotel “O Alambique de Ouro”, é uma Unidade Hoteleira de referência na região do Fundão, Cova da Beira, com mais de 20 anos de experiência na arte de bem acolher e servir os visitantes em estadias de lazer ou negócios.

O leque de serviços permite que neste Complexo Hoteleiro seja possível a realização de estadias nos mais diversos âmbitos, já que as suas valências vão desde uma grande área de lazer com diversos espelhos de água, Spa & Health Club, modernas e funcionais salas de reunião e eventos e um restaurante considerado uma referência gastronómica na região.

No âmbito de alargar a oferta aos clientes do hotel e pensando no cliente “família” foi decidido acrescentar um plano de água para crianças, com diversos jogos de água. Para tal após estrita colaboração entre a gerência do hotel, a empresa Cenário Perfeito e a SCP foi desenvolvido um projeto, para o espaço existente, com o objetivo de suportar cerca de 100 crianças em simultâneo, ser visualmente atraente, com muito movimento de água e seguro para os utilizadores.

O espaço escolhido, situa-se no seguimento dos planos de água (piscinas) exteriores existentes de forma a que toda a família possa usufruir do espaço sem grandes deslocações. Junto deste novo plano de água, também foi projetado um novo e divertido amplo parque infantil.

As diversões aquáticas, com o tema “Mar”, foram selecionadas de forma a permitir que crianças dos 5 aos 12 anos se possam divertir em total segurança, num plano de água com cerca de 640 m2 de for- mas irregulares tipo praia, até uma profundidade máxima de 40 cm, com muito movimento de água por todo o plano de água.

De forma a suportar a fixação de todas as diversões aquáticas e a passagem de centenas de metros de tubagens, a piscina foi construída em betão proje- tado, com fundo reforçado.

FICHA TÉCNICA

 

Designação:

Hotel Alambique de Ouro

Data da inauguração/abertura/reabertura:

18 de agosto de 2020

Ficha técnica: construção

Promotor da obra:

Hotel Alambique de Ouro

Projeto de arquitetura:

Arquitº Ricardo Campos / Engº Domingos Coxo

Empresa construtora:

Cenário Perfeito, Lda.

Projeto de execução:

SCP / Cenário Perfeito, Lda.

Direção de obra:

Paulo Subtil (cenário Perfeito, Lda.)

Construção das piscinas:

Cenário Perfeito, Lda.

Data de início da obra:

17 de setembro de 2019

Data de conclusão:

14 de agosto de 2020

Entrada em funcionamento:

18 de agosto de 2020

Área total de construção:

Plano de água 640 m2, Área total de implantação 2.500 m2

Orçamento global:

 

Caracterização das instalações aquáticas quando existentes

Piscinas (cada tanque):

Profundidade:

Profundidade máxima 40 cm com entrada em praia.

Plano de água (área)/Volume:

640 m2 / 130 m3

Lotação (instantânea/diária):

100 a 120

Temperatura da água:

Sem aquecimento

Tratamento da água:

Controlo e doseamento automático de cloro e pH

Ficha técnica: equipamentos das zonas aquáticas

Equipamentos das piscinas (especificar os casos distintos):

Revestimento:

Aquabright

Tratamento da água:

Avady

Filtração:

Hayward / Pentair

Bombas e tubagens:

Aquaram / Saci / Hayward

O revestimento escolhido foi “Aquabright” de várias cores, permitindo dar ao plano de água uma maior alegria e podendo adaptar-se ao formato da piscina sem cortes ou quebras, conforme o projeto.

Como diversões aquáticas, foi colocado uma torre de escorregas, com cerca de 10 metros de altura total, fabricada em estrutura de ferro galvanizado de alta resistência e 5 escorregas aquáticos, fabricados em fibra de vidro e poliéster, assim como diversos jogos de água inseridos na torre, com centenas de m3/h de caudal de água constante. Toda a zona infe- rior da torre tem vedações próprias de forma a evitar que as crianças circulem por baixo desta e se possam magoar. Para as zonas de menor profundidade foram colocados 20 jogos de água, “Water Spray”, incluindo 3 cogumelos de 2 metros de diâmetro e vários jatos de água, movimentando mui- tos m3 de água. Na zona de praia, foram colocados jets no fundo da piscina para dar movimento de água nesta zona.

A alimentação de água para a torre de escorregas e para os jogos de água, é assegurada por 3 bombas de grande caudal, controladas com variadores de velocidade. Todas as aspirações de água para os sistemas de bombagem, incluindo o sistema de filtração, foram dimensionados e colocados em locais sem acesso aos utilizadores, totalmente seguros, sem risco de aprisionamento de uma criança.

Foi tomado em consideração, um sistema de circulação, filtração e tratamento de água que garantisse uma qualidade de água excelente, mesmo com a presença de mais de 100 pessoas em simultâneo durante várias horas. Para isso o sistema de filtração é composto por 5 bombas de velocidade variável de alta performance e de alta eficiência energética e 5 unidades de filtros de alto rendimento, com média filtrante de vidro, podendo trabalhar todos em simultâneo ou alternadamente em períodos de menor utilização. A circulação de água é feita com injetores de fundo e recolha em cerca de 70 metros de caleira oculta, com capacidade para absorver grandes caudais. Como tratamento químico, foi colocado um painel de controlo de cloro e pH com célula amperométrica.

Como resultado final, conseguiu-se criar uma área para crianças de grande dimensão, divertida, energeticamente eficiente, com cores atrativas, que criam uma maior valia e diferenciação a esta unidade hoteleira.

Contacto